ArcGIS REST Services Directory |
Home > services > Baía_de_Guanabara2 (FeatureServer) > Baia_de_Guanabara | | API Reference |
CAMPOS DE INFORMAÇÃO (TABELA)
HYBAS_ID: código identificador de bacias conforme a divisão HydroBasins nível 7 (fonte de dados brutos: WWF)
Nome: Nome da bacia/trecho de bacia(rio principal, e em alguns casos indicação do trecho do rio, ou cidade de referência)
AREA_Alber: Área da bacia/trecho de bacia em hectares, calculada usando a projeção cartográfica de Albers
MANANCIAL: Ocorrência de pontos de captação de água para abastecimento público na bacia/trecho de bacia, discriminada pelo tipo de captação (superficial ou subterrânea) (fonte de dados brutos: ANA)
IRRIGACAO: Inserção da bacia/trecho de bacia em um dos Polos Nacionais de Irrigação (fonte de dados brutos: ANA)
COMIT_BC: Inserção da bacia/trecho de bacia em uma bacia gerenciada por um Comitê de Bacia oficialmente constituído e atualmente operante, discriminada pela existência de cobrança pelo uso da água (classe: COBRANÇA) ou outro instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos, como Planos de Recursos Hídricos, Enquadramento dos corpos de água em classes de qualidade, Outorga de uso de recursos hídricos, e Sistema de Informações sobre recursos hídricos (classe:Instr_PNRH) (fonte de dados brutos: ANA)
VULN_INUND: Ocorrência de trechos de rios classificados como de alta ou média vulnerabilidade a inundações na bacia/trecho de bacia, discriminada pelo grau de vulnerabilidade(Alta ou Média) (fonte de dados brutos: ANA)
CRITIC_ANA: Inserção da bacia/trecho de bacia em uma bacia classificada como "Bacia Crítica" por apresentar alto grau de comprometimento quantitativo e/ou qualitativo - Portaria ANA 62/2013 (Bacias e Trechos de Especial Interesse para a Gestão de Recursos Hídricos) (fonte de dados brutos: ANA)
CRISE_HIDR: Inserção da bacia/trecho de bacia em uma bacia hidrográfica classificada pela Agência Nacional de Águas (ANA) como tendo sofrido ao menos um ano de crise hídrica entre 2013 e 2019 ou entre 2012 e 2020(no caso das bacias do Semiárido), discriminadas pelo número de anos de crise hídrica e o período de referência.(fonte de dados brutos: ANA).
PAISAG_WWF: Inserção da bacia/trecho de bacia em uma região de interesse do WWF-Brasil (Paisagens prioritárias) (fonte de dados brutos: WWF-Brasil)
HIDROELETR: Ocorrência de barramentos para produção de energia hidrelétrica na bacia/trecho de bacia, discriminada pelo tipo unidade de geração de energia (Usinas Hidrelétricas, Centrais Geradoras Hidrelétricas ou Pequenas Centrais Hidrelétricas) (fonte de dados brutos: ANA)
SECA_03_15: Contabilização dos eventos de secas entre 2003 e 2015 nos municípios que se sobrepoem totalmenet ou em maior parte à bacia/trecho de bacia (valor indicado é a somatório dos municipios em cada bacia/trecho de bacia) (fonte de dados brutos: ANA)
MONIT_SECA: Ocorrências de secas registradas pela plataforma Monitor das Secas (ANA), em fequência mensal, no período novembro/2020 - dezembro/2022 (apenas a partir de nov/2022 existem informações para todos os estados da Mata Atlântica). Para cada mês existe um mapa com poligonos de severidade de seca (classificação vai de situação "Seca fraca" (1 ponto) a "Seca excepcional" (5 pontos)). Estão classificadas apenas as bacias/trechos de bacias que acumularam uma pontuação superior a 40 no período avaliado, sendo estas bacias discriminadas em classes de pontuação (40 a 69 pontos, 70 a 99 pontos e Maior ou igual a 100 pontos). (fonte de dados brutos: ANA)
Avg_ire__4: Índice de Segurança Hídrica (ISH) em cenário futuro (2035) conforme o Plano Nacional de Segurança Hídrica (ANA, 2019). Foi calculado o valor médio de ISH das microbacias que formam as bacias/trechos de bacias analisadas. A classsificaçào do Índice de Segurança Hídrica é: até 1,5 = ISH Mínimo; de 1,5 - 2,5 = ISH Baixo; de 2,5 - 3,5: ISH Médio; de 3,5-4,5 = ISH Alto; acima de 4,5 = ISH Máximo.(fonte de dados brutos: ANA)
BAL_PERC: Balanço entre demanda (extração de água) e oferta (disponibilidade hídrica ou volume outorgado), valores percentuais. Os dados originais são apresnetados por microbacias com base em demandas de 2020. O nível de comprometimento hídrico dos trechos é classificado em: baixo (abaixo de 5%), mediano (5% a 30%), alto (30% a 70%), muito alto (70% a 100%), crítico (acima de 100%) e intermitente (oferta nula).(fonte de dados brutos: ANA)
MC_SECA_PC: Área percentual da bacia/trecho de bacia com Risco de impacto das mudanças climáticas sobre eventos climáticos relacionados à seca classificado como Alto ou Muito Alto. (fonte de dados brutos: MCTI/AdaptaBrasil)
MC_INUN_PC: Área percentual da bacia/trecho de bacia com Risco de impacto das mudanças climáticas considerando a ameaça de desastre geo-hidrológico de inundações, enxurradas e alagamentos,classificado como Alto ou Muito Alto. (fonte de dados brutos: MCTI/AdaptaBrasil)
MC_DESL_PC: Área percentual da bacia/trecho de bacia com Risco de impacto das mudanças climáticas considerando a ameaça de desastre geo-hidrológico de deslizamento de terra, classificado como Alto ou Muito Alto. (fonte de dados brutos: MCTI/AdaptaBrasil)
Avg_appdef: Déficit percentual de APP ciliar em relaçào à área total da bacia/trecho de bacia. (fonte de dados brutos: Imaflora (Guidotti et al., 2017)
Avg_def_rl: Déficit percentual de Reserva Legal em relaçào à área total da bacia/trecho de bacia. (fonte de dados brutos: Imaflora (Guidotti et al., 2017)